Topo

Fecomércio-PA    |    Senac



 

Sesc Ver-o-Peso recebe a mostra Levantes Amazônicos

 

Tendo como tema central as relações entre imagens, emoções e lutas políticas, a exposição Levantes Amazônicos foi inaugurada no Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso. Gratuita, a mostra está no 3º piso da unidade e tem visitação aberta ao público até 28/07, sempre de segunda a sexta, das 09h às 18h. Mais informações podem ser encontradas no perfil @projeto_levantes no Instagram. 

Tuíra Kayapó aproxima facão no rosto do então presidente da Eletronorte, José Antônio Muniz Lopes, durante o I Encontro dos Povos Indígenas do Xingu, em Altamira, Pará, 1989. Foto: Paulo Jares
 

“O termo levantes pode ser utilizado como metáfora ou alegoria para diversas manifestações políticas, que incluem formas e corpos em movimento, desejos persistentes por justiça e emancipação, gestos indignados e desobedientes, mas também afirmações de liberdade, demonstrações de esperança e as múltiplas maneiras de re-existir e reinventar a si mesmo", explica o professor Leandro Lage, docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, Cultura e Amazônia da Universidade Federal do Pará (PPGCOM-UFPA) e coordenador do projeto.  

A seleção dos artistas seguiu o tema da exposição, buscando valorizar a produção artística das múltiplas Amazônias. Com mais de 100 inscrições, o processo de curadoria foi realizado por um conselho popular, composto por Joyce Cursino, Takak Xikrin e Juliano Bentes. Ao todo, cerca de 50 obras de 43 artistas foram selecionadas com base em trabalhos que dão expressão visível e sensível às emoções e desejos que atravessam a história e o cotidiano de lutas e resistências dos sujeitos nas múltiplas culturas e territórios amazônicos.   

Ao privilegiar artistas e trabalhos das Amazônias, a exposição busca romper com os monopólios crítico-visuais sobre a região e acolher produções visuais emergidas das múltiplas experiências, vivências e realidades amazônicas.  

A exposição “Levantes Amazônicos” faz parte das ações dos projetos de pesquisa intitulados “O destino da indignação: imagem e sublevações na Amazônia” e “Alegorias do sofrimento e da resistência: disposições afetivas da política em imagens fotográficas”, realizados com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e também resulta de projeto de extensão homônimo, realizado a partir do Programa Eixo Transversal, organizado pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal do Pará (UFPA). A Exposição Levantes Amazônicos é realizada por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Belém, através da Fumbel, e do Sesc no Pará. 

 

SERVIÇO 
Sesc Ver-o-Peso recebe a mostra Levantes Amazônicos   
 
Visitação: até 28/07/2024 (segunda a sexta) 
Horário: das 09h às 18h 
Local: Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso (Boulevard Castilhos França, 522/523 - Campina) 
Entrada franca 
 
Informações: (91) 3084-0472 (Centro de Cultura e Turismo Sesc Ver-o-Peso) 
                         (91) 4005-9501 (Fale com o Sesc) 
                         (91) 4005-9587 (Gerência de Comunicação do Sesc no Pará) 
E-mail: comunicacao@pa.sesc.com.br 
Site: sesc-pa.com.br 
Facebook: Sesc no Pará | Instagram: @sesc_pa | Youtube: Sesc no Pará | LinkedIn: Sesc no Pará     

 

Publicado em: 09/07/2024

 

Matérias Relacionadas:


 

 

 

Sesc | Serviço Social do Comércio

Departamento Regional do Pará
CNJP: 03.593.364/0001-10
Av. Assis de Vasconcelos, nº 359
Bairro Campina - CEP: 66010-010
Belém - Pará


Fale com Sesc:
(91) 4005-9501
centralatendimento@pa.sesc.com.br

Ouvidoria

logo do Sesc
link para o site da Fecomércio Pará link para o side do Senac no Pará

 

Siga-nos:

Serviço Social do Comércio — Departamento Regional do Pará       www.sesc-pa.com.br   Todos os direitos reservados